Fiquei um tempão sem postar nada... Consequentemente, já faz algum tempo, ensaiava um retorno mas faltava um texto legal pra marcar essa volta... Agora, pretendo (tentar) escrever algo pelo menos 1 vez por semana... Vamos ao texto...
Meu pastor e amigo, Davi Freitas de Carvalho, deu-me a doce missão de escrever um texto para o editorial do boletim dominical de nossa igreja, pois nesse mês, estamos falando sobre os ministérios e meu texto (óbvio) deveria falar sobre a música... Então, ei-lo:
A música na igreja
Ao pensar "música", sobretudo no ambiente eclesiástico, duas perguntas básicas emergem: Qual a importância da música na Igreja? E, qual a sua finalidade? Nesse pequeno texto, apresentaremos algumas reflexões sobre essa temática para, assim, trazer importante esclarecimento para nós, músicos cristãos.
Qual a importância da música na igreja (no culto)?
Deus nos criou para o Seu louvor, por isso a música torna-se importante no culto: é uma das mais lindas formas de exaltar a Deus. Por Sua Palavra, como em tudo em nossa vida cristã, devemos nortear nossos pensamentos e ações.
Então, vejamos o que a Bíblia diz:
O maior livro da Bíblia, Salmos, é na verdade um livro de cânticos, uma coletânea de hinos escritos em sua maioria por Davi e era conhecido entre os judeus, segundo Charles C. Ryrie, como "O livro dos louvores". Era na verdade o hinário do povo judeu. Um desses salmos, o de número 150, diz assim:
Louvai ao SENHOR. Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder.
Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza.
Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa.
Louvai-o com o tamborim e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos.
Louvai-o com os címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes.
Tudo quanto tem fôlego louve ao SENHOR. Louvai ao SENHOR.
Encontraremos também, em outros livros da Bíblia, cânticos relevantes e dos quais sempre lembramos, como: "O cântico de Maria" (Lucas 1.46-55), "O Cântico de Zacarias" (Lucas 1.67-79), "O cântico de Simeão" (Lucas 2. 28-32), entre outros. Muitas citações bíblicas fazem alusão ao louvor através da música, então não há dúvida sobre sua importância no culto e claro na igreja.
Qual a finalidade da música na igreja (no culto)?
A música tem (deve ter) finalidade e objetivo específicos no culto e por isso precisamos pensá-la com muito cuidado. Assim a música será empregada na:
Adoração e louvor a Deus. Para isto devem ser entoados “hinos e cânticos espirituais”. Leiamos Efésios 5:19 e Colossenses 3:16;
Edificação, instrução (didática) e encorajamento do povo de Deus. Por isso precisamos escolher cuidadosamente hinos e cânticos que apresentem doutrina bíblia correta (cuidado!);
Testemunho de nossa fé em Cristo e propagação do Evangelho que liberta. Muitos são os casos de pessoas que são atraídas a Cristo através da música e são alcançadas pela graça salvadora de Jesus.
Por isso, precisamos considerar que o canto deve ser feito “com a mente” (I Cor 14:15), digo, com clareza de entendimento. Do contrário, não alcançaremos nosso objetivo de adoração plena em espírito e em verdade (João 4:23).
Precisamos ainda entender que a verdadeira adoração é:
Inteligente (I Coríntios 14:15); Espiritual (João 4:24); Reverente (Salmos 95:6); e Sincera (Colossenses 3:23-24).
O assunto é extenso e dificilmente conseguiríamos esgotá-lo em um espaço pequeno como esse, mas acho que como introdução nos ajudará a entender que a música vem de Deus e que deve voltar para ele através de nossos louvores.
Pensemos mais sobre o assunto? Deixe seu comentário, sua crítica ou sugestão...
No amor de Cristo, o único digno de nosso LOUVOR E ADORAÇÃO, seu servo.
Anderson Ferreira Pinto
(publicado originalmente no boletim dominical da Igreja Batista em Vila Jaguaribe em 16 de junho de 2013)
Nenhum comentário:
Postar um comentário